O Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da Universidade Federal de Goiás (PPGDP-UFG) publicou edital para a turma IX do mestrado profissional para 2025. Ao todo, o edital prevê oito vagas destinadas a membras e membros, além de servidoras e servidores efetivos, da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO). As oportunidades são frutos do Convênio n° 162/2023, firmado entre a Instituição e a unidade de ensino superior.
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 27 de janeiro de 2025. As solicitações devem ser feitas por meio de um formulário disponível no site da UFG.
O exame de conhecimentos específicos está previsto para o dia 10 de fevereiro. Já a prova oral ocorrerá nos dias 17 e 18 do mesmo mês. Ainda haverá a aplicação de exame de Língua Estrangeira, agendada para o dia 24 também do mês dois de 2025.
Clique aqui e confira o edital e mais informações.
Requisitos para ingresso no programa Mestrado Profissional em Direito e Políticas Públicas
A Resolução nº 003, de 5 de setembro de 2023, assinada e publicada pelo defensor público-geral, Tiago Gregório Fernandes, prevê requisitos para quem pretende ingressar no programa de Mestrado Profissional em Direito e Políticas Pública da UFG.
São eles:
I – ser membra ou membro da Defensoria Pública do Estado de Goiás e, caso haja vagas remanescentes, servidora ou servidor da Defensoria Pública do Estado de Goiás;
II – ter concluído, até a data da matrícula, curso superior de graduação e áreas afins, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC);
III – no caso de servidora ou servidor da Defensoria Pública do Estado de Goiás, deverá possuir vínculo efetivo, sendo utilizado para critério de classificação e, se for o caso, desempate, o tempo de vínculo funcional junto à instituição e a pontuação existente em seu Dossiê Acadêmico na data da sua candidatura às vagas;
IV – não se encontrar licenciado(a) ao tempo da seleção;
V – comprometer-se a apresentar Projeto de Pesquisa que se adeque às finalidades do Convênio n. 162/2023.
Art. 3º Após o processo seletivo de ingresso coordenado pela Universidade Federal de Goiás e o seu respectivo resultado, os critérios utilizados pela Defensoria Pública do Estado de Goiás para o ingresso até o limite das vagas serão os seguintes:
I – atendimento aos pré-requisitos estabelecidos pelos editais da Universidade Federal de Goiás;
II – cumprimento de todas as condições descritas no art. 2º desta Resolução;
III – obtenção de maior pontuação na classificação final no processo seletivo de ingresso ao PPGDP, decrescendo até o limite do número de vagas a serem preenchidas nas respectivas entradas.
Para conferir outros requisitos clique aqui.
Texto: Ludymila Siqueira (Dicom/DPE-GO)
Foto: Eduardo Ferreira (Dicom/DPE-GO)